quinta-feira, 14 de março de 2013

A Cor Silva no Circuito Cultural Paulista



A partir de amanhã o espetáculo A COR SILVA da Cia. Cênica começa a percorrer cidades do Estado de São Paulo pelo Circuito Cultural Paulista. Será uma ótima oportunidade de levar a história desse rio-pretense de coração que tanto pintou nosso interior. José Antônio da Silva é sem dúvida um expoente da cultura caipira e também das artes visuais, responsável inclusive pelo 1º museu de antiguidades da cidade de São José do Rio Preto. Muitos dos objetos que ainda resistem e permanecem em exposição, foram angariados e catalogados pelo próprio Silva. Ele era um obstinado em pintar, cantar, ouvir, falar, escrever sobre o campo, a vida rural e sua origem simples. Prefiro defini-lo como um excêntrico ao invés de genioso, assim como muitos o tinham. Nesta semana, coincidentemente, Silva completaria 104 anos e não é a toa que esse projeto tem tido tanto exito. Parece que o velho Silva gostou mesmo dessa Fábula Caipira que ousamos fazer e nós somos gratos pelo importante legado artístico que esse conterrâneo nos deixou. Quem ainda não teve a oportunidade de prestigiar o trabalho, certamente terá. Análogo a história real do Silva, o nosso projeto parece viver a mesma inquietação que o artista tinha em não ser reconhecido em sua própria cidade. Mas levando em consideração que o mundo é grande e assim como o Silva nosso nome tem corrido e feito história em outras paragens, não nos demos ao luxo de parar e até mesmo de reclamar. Sigamos a espera da geladeira... Chegou?
O texto do espetáculo é de Homero Ferreira e a direção é de Fagner Rodrigues que também interpreta o Silva, além de uma equipe talentosa que trabalha pra levar essa história com muita paixão a cada sessão.
Obrigado José Antônio da Silva e que venha o Circuito Cultural Paulista do Governo do Estado de São Paulo a quem agradeçemos também.
Vamo que vamo!